Notícias

08/01/2014 às 09:48
Graduandos do Nead colam grau no Japão

Publicado em Notícias | 02/08/2013

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder e o secretário de Relações Internacionais da universidade, Paulo Teixeira de Sousa Júnior, participam neste sábado (03), na Universidade Tokai, no Japão, da cerimônia de colação de grau dos estudantes de Pedagogia do Núcleo de Educação Aberta e a Distância (Nead) da UFMT, em parceria com a universidade japonesa. Na ocasião colarão grau 180 estudantes. Nesta sexta-feira (02) foi realizada no Instituto de Educação (IE) da UFMT a cerimônia de colação de grau de 21 estudantes que estudam pelo Nead e moram em diversos estados do Brasil. 
O curso de Pedagogia Acordo Brasil/Japão – Modalidade a Distância – foi criado na UFMT pela Resolução CONSEPE N. 10/Fev. 2008 com oferta de 300 vagas. É desenvolvido desde julho de 2009 por meio da parceria entre Brasil e Japão, com o objetivo de se reconhecer as 72 escolas brasileiras que se encontram à margem do sistema educacional japonês, conforme constatado pela Embaixada Brasileira em Tókio e pelo Ministério da Educação do Brasil. O curso é dirigido a professores brasileiros sem graduação ou com formação diferente daquela em que trabalham com a proposta de formação de Licenciatura em Pedagogia, visando assim capacitar futuros professores/gestores que atuam com crianças brasileiras no Japão.
Os 270 alunos do curso são atendidos pelo método de aprendizagem MOODLE, com encontros por vídeo conferência e presenciais ao final de cada semestre. Nos encontros presenciais, alunos e professores fazem a apresentação dos estudos de Práticas Educativas, Seminários Temáticos, Práticas Pedagógicas e Ensino/Estágio. O curso teve inicio no dia 11 de julho de 2009, com encontro presencial na Universidade Tokai e formação de 20 horas dos alunos nesse ambiente. O curso conta com 16 orientadores acadêmicos, todos com formação na área das licenciaturas, sendo eles um Coordenador da Orientação e outro que atende aos alunos com atividades em atraso. 
Até o dia 30 de setembro outros 32 alunos deverão finalizar suas disciplinas e trabalhos de conclusão de curso, a fim de que se realize a última colação de grau, agendada para sete de dezembro 2013, data prevista também para o encerramento do curso.

links úteis